13/01/2013

Cinemateca da Suíça homenageia cinema português


Cena de "A Última Vez Que Vi Macau", um dos filmes portugueses que a Cinemateca da Suíça vai exibir. Veja o trailer clicando no link abaixo.
Esta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar
O cinema português vai ser protagonista de um ciclo organizado pela Cinemateca da Suíça que, a partir do próximo dia 21, vai dedicar-se à obra cinematográfica nacional e às suas ligações com aquele país. Entre os filmes que serão exibidos estão trabalhos de Paulo Rocha, João Salaviza, João Botelho ou Miguel Gomes.
 
Através do seu site oficial, a Cinemateca da Suíça explica que este ciclo vai ser uma retrospetiva sobre "um cinema de autor e de resistência", com ligações privilegiadas com a Suíça.
 
"A Última Vez Que Vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, vai fazer as honras da abertura do ciclo, onde haverá também espaço para as curtas-metragens "A Côté", "Nuvem" e "Os vivos também choram", de Basil da Cunha, realizador suíço de ascendência portuguesa.
 
Até 28 de Fevereiro, a retrospetiva vai ainda exibir, por exemplo, "Um adeus português", de João Botelho, "Berlarmino", de Fernando Lopes, "Ossos", de Pedro Costa, "Rafa", de João Salaviza, "Aquele querido mês de Agosto", de Miguel Gomes, "Raiz do Coração", de Paulo Rocha - recentemente falecido - e também "Transe", de Teresa Villaverde.
 
Chicca Bergonzi, diretora da Cinemateca, fez questão de frisar, a propósito do evento, a relação do cinema português e de alguns dos seus protagonistas com o cinema suíço, nomeadamente através de festivais como o célebre Festival de Cinema de Locarno, que tem sido palco da estreia de várias películas portuguesas.
 
Bergonzi classificou ainda o cinema português como "um cinema que resiste, apesar das adversidades, e que continua a surpreender".

Cinemateca da Suíça homenageia cinema português




http://boasnoticias.clix.pt

Sem comentários: