29/01/2013

Castello-Lopes vai encerrar 49 salas de cinema em todo o país


A decisão afectará oito complexos de cinema localizados em centros comerciais  do grupo Sonae Sierra em Viana do Castelo, São João da Madeira, Covilhã,  Leiria, Loures, Seixal, Guia e Ponta Delgada. 
"Não conseguimos chegar a acordo [com a Sonae Sierra] para dar continuidade  à exploração de cinema. Eram condições impossíveis de continuar dada a quebra no sector , justificou João Paulo Abreu, da administração da exibidora. 
O despedimento colectivo abrangerá 55 trabalhadores. Além destes, a empresa  não renovará contrato com outros 20 funcionários. 
João Paulo Abreu afirmou que os trabalhadores serão informados da decisão  até quinta-feira. 
O administrador lamentou o encerramento das salas, pelos despedimentos  e pela redução de oferta cinematográfica em algumas localidades - como Viana  do Castelo e Ponta Delgada - e afirmou que a empresa "tentará reunir as  condições para manter as outras salas". 
A Socorama Castello Lopes detém 106 salas de cinema e em 2012 registou  12,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira. 
Apesar de ser a segunda maior exibidora, atrás da Zon Lusomundo Cinemas,  a Castello-Lopes registou uma quebra de 1,7 milhões de euros em relação  a 2011. 
Quanto ao número de espectadores, de acordo com dados do Instituto do  Cinema e Audiovisual de 2012, a empresa registou também quebras - por retracção  do consumo dos portugueses - de cerca de 375 mil bilhetes vendidos. 
Em 2011, já tinha sido dado um alerta sobre as condições laborais da  empresa, quando os trabalhadores anunciaram a realização de uma greve pelo  pagamento em atraso do subsídio do natal. 
Na altura, a greve envolveu projeccionistas, funcionários de bilheteira  e gerentes de sala da exibidora

http://sicnoticias.sapo.pt/

Django já chegou aos cinemas

Django já chegou aos cinemas

Tarantino está de volta ao grande ecrã com “Django Libertado”, três anos depois do sucesso de “Sacanas Sem Lei”, Tarantino conta-nos agora a história de um escravo que tenta resgatar a mulher de um fazendeiro sem escrúpulos.
 “Django Libertado” foi um dos vencedores dos Globos de Ouro, Quentin Tarantino ganhou o galardão na categoria de Melhor Argumento e Christoph Waltz ganhou o prémio de Melhor Actor Secundário.

”Avatar” pode ter sido um plágio

Segundo o jornal Telegraph, o realizador James Cameron enfrenta a acusação de ter copiado a história de um dos maiores sucessos de Cinema de todos os tempos. 
Na passada 4.ª feira o juiz do Tribunal Superior de Los Angeles obrigou James Cameron entregar os rascunhos do argumento de “Avatar” aos advogados da acusação, por causa de um processo colocado por Eric Ryder que afirma ser o autor da história.

''Avatar'' pode ter sido um plágio

Estreias da Semana:

Hansel & Gretel: Caçadores de Bruxas
Hansel & Gretel: Caçadores de Bruxas - Hansel & Gretel: Witch Hunters
O filme “Hansel & Gretel: Caçadores de Bruxas” coloca Hansel (Jeremy Renner) e Gretel (Gemma Arterton) como dois caçadores de bruxas. O enredo desenrola-se quinze anos após os traumáticos eventos ocorridos na casa de gengibre. Os dois tornaram-se em caçadores de bruxas implacáveis, prontos a exterminar todas as bruxas que encontrarem.



Stand Up Guys

Stand Up Guys
Al Pacino, Christopher Walken e Alan Arkin protagonizam “Stand Up Guys”, uma comédia de acção que vai ser realizada por Fisher Stevens. O filme centra-se em dois criminosos que estão à beira da reforma, no entanto, um deles é contratado para matar o outro. Os remorsos tomam conta dele e, antes de o matar, decide dar-lhe uma última noite de diversão e aventura que acaba muito mal.


Barbara

Barbara
O filme “Barbara” passa-se durante a Guerra Fria, onde uma médica da Alemanha Oriental é transferida, por motivos políticos, para uma cidade do interior. Mas mesmo muito vigiada ela planeia uma fuga com ajuda do seu amante da Alemanha Ocidental…


Freelancers

O filme “Freelancers” é um drama policial realizado por Jessy Terrero e que também conta com 50 Cent no seu elenco. A história do filme centra-se num polícia novato (50 Cent) que é colocado numa divisão policial que é liderada pelo antigo parceiro do seu pai que também era polícia.


Hotel Transylvania

No filme “Hotel Transylvania”, Adam Sandler dá voz ao Conde Drácula, o “chefe” do hotel que dá título ao filme, e Selena Gomez interpreta vocalmente a sua filha Mavis. A história centra-se na forma como o Conde sai da sua tranquilidade quando a filha completa 118 anos. Ela posteriormente acaba por ficar apaixonada por um humano, que encontra quase por acidente o hotel onde residem todos os monstros de diferentes espécies.





25/01/2013

J.J.Abrams é anunciado como o diretor de Star Wars VII

JJ Abrams vai dirigir o sétimo episódio da saga Star Wars.

O diretor, roteirista e produtor americano J.J.Abrams foi oficialmente escolhido pelos estúdios Disney para dirigir o sétimo episódio da saga Star Wars, que já tem estreia prevista para 2015, segundo a imprensa hollywoodiana.

Mila Kunis interessada em protagonizar adaptação ao cinema de «50 Sombras de Grey»

Mila Kunis interessada em protagonizar adaptação ao cinema de «50 Sombras de Grey»

A actriz Mila Kunis manifestou interesse em interpretar Ana Steele na adaptação ao cinema do best-seller erótico «50 Sombras de Grey», da autora E.L. James.

A actriz disse que se «divertiria muito» se a abordassem nesse sentido, segundo o jornal The Sun.
«Às vezes queremos fazer algo diferente e divertido, porque sabemos que vamos passar um bom bocado a fazê-lo», afirmou, citada pela publicação.
O romance de E.L. James, que já vendeu mais de 65 milhões de cópias por todo o mundo, acompanha uma Ana Steele tímida que explora relações sadomasoquistas com o milionário Christian Grey.
Paralelamente, também estão ligadas àquele papel as actrizes Shailene Woodley, Emma Watson, Katie Cassidy e Emma Roberts.
Recorde-se que no ano passado foi confirmado que o argumento estará a cabo de Kelly Marcel, enquanto Michael De Luca e Dana Brunetti serão os produtores.

Bradley Cooper interessado em ser Lance Armstrong no cinema

Bradley Cooper interessado em ser Lance Armstrong no cinema

Ator norte-americano vê com bom olhos interpretar «uma personagem fascinante» como o antigo ciclista caído em desgraça


Depois do anúncio de que os estúdios Paramount e a produtora do realizador J.J. Abrams vão fazer um filme sobre o antigo ciclista caído em desgraça, o nome de Cooper foi um dos apontados na imprensa para protagonizar a história.

«Lembro-me que o Matt Damon ia filmar a autobiografia do Lance há uns anos. E na altura pensei que seria uma grande personagem, que adoraria interpretá-la», recordou Bradley Cooper.

O filme produzido por J.J. Abrams irá basear-se no novo livro a lançar pela jornalista Juliet Macur, «Cycle of Lies: The Fall of Lance Armstrong». O ciclista texano confessou recentemente ter recorrido ao doping para vencer as sete Voltas à França em bicicleta que o tornaram numa lenda viva do desporto.

Matt Damon, Jake Gyllenhaal, Michael Fassbender e Christian Bale são outros dos atores prováveis para o papel de Armstrong no cinema.

Regulamentação da lei do cinema entra em vigor em fevereiro


A regulamentação da nova lei do cinema, que estipula a cobrança de taxas a operadores do setor, para investimento na produção cinematográfica e audiovisual, foi esta quinta-feira publicada em Diário da República e entra em vigor no final de fevereiro.
A lei do cinema entrou em vigor em outubro, mas grande parte do seu conteúdo estava dependente da aprovação da regulamentação específica, que estipula as taxas a aplicar - cujos montantes revertem para o orçamento do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) -, a fiscalização e a aplicação de coimas.
No final de dezembro, o secretário de Estado da Cultura anunciou que prolongaria o prazo de audição de entidades ligada ao cinema e audiovisual, precisamente por causa da regulamentação da lei, o que atrasou a publicação e entrada em vigor da mesma.
A reabertura de concursos de apoio financeiro do ICA à produção cinematográfica - suspensos desde 2012 - está dependente da entrada em vigor da regulamentação.
O decreto-lei esta quinta-feira publicado em Diário da República estipula a aplicação de uma taxa de quatro por cento pela exibição de publicidade nos operadores de televisão (como os canais "RTP""SIC" e "TVI"), operadores de distribuição e "nos guias eletrónicos de programação", qualquer que seja a sua plataforma.
O encargo desta taxa é dos anunciantes de publicidade.
Um dos pontos mais sensíveis da nova lei é o alargamento da cobrança de taxas, porque implica o envolvimento de mais entidades do setor audiovisual no financiamento do cinema português.
Neste caso, prevê-se a cobrança de uma taxa anual aos operadores de serviços de televisão por subscrição (como a Cabovisão e o grupo Zon/TV Cabo) de 3,5 euros por cada nova subscrição de serviços.
Competirá ao Instituto do Cinema e Audiovisual - cujo orçamento depende da cobrança daquelas taxas - a fiscalização do decreto-lei esta quinta-feira publicado.
A regulamentação estipula ainda que a cobrança coerciva das contribuições é feita de acordo com a Lei Geral Tributária.
Caso os operadores não cumpram a lei, ser-lhe-á aplicada uma coima que variará entre os 1.500 euros e os 44.891 euros.
A aplicação efetiva da nova lei do cinema é reclamada há muito pelos produtores de cinema, que alertaram, por diversas vezes, para a situação de "asfixia e agonia" do setor, por causa da suspensão da abertura dos concursos do ICA.
Em dezembro, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, revelou que tenciona reabrir os concursos "no princípio de 2013".


http://www.jn.pt/

21/01/2013

18/01/2013

Leonardo DiCaprio anuncia pausa no cinema para se dedicar ao ambiente


O actor norte-americano Leonardo DiCaprio, que rodou três filmes em dois anos, vai fazer uma longa pausa para se concentrar na sua campanha ambientalista, disse o próprio numa entrevista publicada hoje pelo diário alemão Bild.
"Estou esgotado. Vou fazer uma pausa muito, muito longa. Em dois anos gravei três filmes", disse o actor, que fez filmes como o recente "Django Libertado" ou o histórico "Titanic".
O actor, que actualmente está a promover o filme de Quentin Tarantino "Django Unchained" [Django Libertado], em que encarna um proprietário norte-americano esclavagista e cruel, acrescentou que gostaria de "melhorar um pouco o mundo" e que, por isso, quer "viajar para promover acções a favor do ambiente".
No final de 2012, Leonardo DiCaprio esteve envolvido na criação de um santuário marinho para proteger milhares de espécies no oceano Austral.
Na entrevista, falou ainda das suas "credenciais" pró-ambiente.
"O meu telhado está coberto por painéis solares. O meu carro é eléctrico. Uma pessoa normal não conduz mais de que 50 quilómetros por dia e isso pode ser feito com uma tomada", disse.
Aos 38 anos, o actor assume que é "privilegiado" e garante que quer ajudar as pessoas para as quais "as coisas não correm assim tão bem".
Além de "Django Libertado", filme que conquistou no domingo dois Globos de Ouro, Di Caprio filmou também recentemente "The Great Gatsby", dirigido por Baz Luhrmann, e "The Wolf of Wall Street", de Martin Scorsese.


http://sol.sapo.pt/

Sarah Paulson e Evan Peters regressarão na terceira temporada de "American Horror Story"

Ryan Murphy revelou que os actores Sarah Paulson e Evan Peters regressarão na terceira temporada de American Horror Story, juntando-se assim à já confirmada participação de Jessica Lange. Os três actores irão interpretar novas personagens, diferentes das desempenhadas na primeira e segunda temporada da antologia.

O criador da série revelou ainda que a terceira temporada contará com um novo ícone, tal como o Bloody Face da segunda, mas que desta vez será uma mulher. Segundo Ryan Murphy o penúltimo episódio de American Horror Story: Asylum contém ainda três pistas para a nova história e que está deverá ter um tom mais divertido e com a sua acção a situar-se nos nossos dias. Alguns actores da primeira temporada e que não regressaram para a segunda, terão participações na nova temporada.

A terceira temporada de American Horror Story deverá estrear na fall season.


retirado de http://splitscreen-blog.blogspot.pt/


16/01/2013

Need for Speed chega ao cinema

O popular jogo de velocidade da Electronic Arts prepara-se para uma primeira incursão no grande ecrã.
need for speed  Need for Speed chega ao cinema

O rapper Scott “Kid Cudi” Mescudi é a mais recente adição ao elenco do filme baseado no popular jogo da Electronic Arts. Mescudi junta-se assim a Aaron Paul, Imogen Poots, Dominic Cooper, Ramon Rodriguez, Rami Malek e Harrison Gilbertson nesta super produção prevista estrear nos cinemas americanos a 7 de Fevereiro de 2014.

Câmara de Lisboa cria Casa do Cinema


Novo espaço a inaugurar na quinta-feira servirá de sede à Associação Portuguesa de Realizadores e aos festivais DocLisboa e IndieLisboa, entre outros


Nove associações e promotoras de festivais de cinema vão repartir a sua sede, num mesmo edifício em Lisboa, ao qual a autarquia chamou Casa do Cinema, que inaugurará oficialmente na quinta-feira, escreve a agência Lusa.

A Casa do Cinema, localizada num edifício da Rua da Rosa, no Bairro Alto, irá albergar a sede da Academia Portuguesa de Cinema, da Associação Portuguesa de Realizadores e das promotoras dos festivais DocLisboa, IndieLisboa, Temps d'Images, FESTin, Queer Lisboa, Monstra - Festival de Animação de Lisboa e MOTELx.

A ideia de juntar estas estruturas debaixo do mesmo teto, com espaços próprios e «zonas de utilização coletiva», partiu da Câmara Municipal de Lisboa, «tendo em vista o reforço e o desenvolvimento do sector do cinema na cidade», afirma a autarquia em comunicado.

A realizadora Susana Sousa Dias, da direção da Apordoc, responsável pelo festival DocLisboa, explicou à agência Lusa que a proposta da autarquia chegou em boa hora, porque a associação estava já numa «situação crítica».

«Já não estávamos a conseguiu sustentar a nossa sede, não temos tido apoios e encontrámos uma solução», explicou.

O DocLisboa é uma das iniciativas mais mediáticas, mas a Apordoc é ainda responsável pelo Panorama, dedicado apenas ao documentário português, pelo Doc's Kingdom, encontros sobre o documentário - que este ano deverá acontecer nos Açores -, e um projeto educativo nas escolas.

Susana Sousa Dias espera que, desta partilha de instalações com as oito estruturas de cinema, «possa nascer alguma coisa, que dela se possa tirar partido» para futuras sinergias.

Para a Associação Portuguesa de Realizadores esta será a primeira sede oficial em 11 anos de existência.

«Vamos ter um espaço onde nos podemos reunir e trabalhar. Mas isto não é uma obra de caridade, haverá despesas de aluguer», sublinhou a realizadora Margarida Gil, presidente daquela associação.

A Casa do Cinema será inaugurada pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.



http://www.tvi24.iol.pt

Pretty Little Liars S03E15

"Mona-Mania"


Finalmente, já não havia um episódio tão bom há algum tempo, ou não fosse chamar-se "Mona-Mania". A verdade é que ultimamente sempre que ela aparece os episódios tornam-se mais interessantes, a sua representação tem sido muito boa e este foi um episódio basicamente cheio de Mona, só podia ser bom.
Começou logo bem com a cena entre a Aria, o pai e aquele filme. Toda a história à volta do pai dela, da Meredith, das botas e do "ele sabe". Adorei.
As revelações do Lucas, finalmente. Não que ainda não soubéssemos metade daquilo, mas já não era sem tempo. 
Toda aquela cena entre a Spencer e a Mona, adorei! E quando a Hanna a foi, FINALMENTE, confrontar. 
O que adorei neste episódio foi a forma como tudo estava relacionado, as representações da Mona e da Spencer foram muito boas e todas as falas entre as personagens, neste episódio, faziam sentido e diziam-nos alguma coisa. Não houve nada desnecessário como ultimamente tem havido.
Foi um episódio que nos "deu" muito e não fiquei com a sensação de que foi mais um para arrastar as coisas.
Já dizem por ai que o próximo será melhor, veremos.






15/01/2013

Por Rafael Santos


Amour continua a deixar a sua impressão digital por onde quer que passe. Na noite passada arrecadou mais um prémio para melhor filme estrangeiro, desta feita o Globo de Ouro. É com especial agrado que acompanho este percurso de vitórias do filme do austríaco Michael Haneke. Espero que se possa retirar daqui um prenúncio do arrecadar do prémio da Academia. 
Não me posso pronunciar quanto a Argo, pois só o irei visualizar dentro de poucos dias. Não há dúvida de que Ben Affleck está em ascensão. A meu ver, tem maiores capacidades por detrás das câmaras.
Um dos maiores mistérios perante toda esta corrida aos prémios que tem decorrido nos últimos meses é o reconhecimento da Adele pela música que interpreta para o filme Skyfall. Não me interpretem mal, não tenho nada contra a senhora e acho que tem uma voz bastante boa, mas com os ouvidos bem abertos apercebo-me de que provavelmente compôs a letra da música na sanita. As rimas são desnecessariamente forçadas e revelam tudo menos originalidade. Nem o ritmo consigo apreciar. Mas pronto, são gostos e esta nem é das categorias que mais me capta a atenção na corrida aos prémios. 
Quentin Tarantino. Um dos mestres indiscutíveis da construção de diálogos. Django Unchained é um grandioso pedaço da sétima arte. O prémio de melhor argumento está em boas mãos. E que dizer do prémio de melhor actor secundário atribuído ao Waltz? Mais do que merecido. Interpretação que me deixou colado ao ecrã.
E por mais anos que passem, nunca hei-de aceitar a divisão nas categorias Drama e Comédia/Musical. 



blog: http://a-loose-tooth.blogspot.pt/

14/01/2013

Globos de Ouro 2013: Red Carpet

 KATE HUDSON
JENNIFER GARNER
JENNIFER LOPEZ
 DANIEL DAY-LEWIS E ESPOSA REBECCA MILLER
LEONARDO DICAPRIO
 JESSICA_ALBA 
HELEN MIRREN E GEORGE CLOONEY
TIM BURTON E HELENA BONHAM CARTER
AMANDA SEYFRIED
JULIANNE MOORE
GLENN CLOSE
 EVA LONGORIA
NICOLE KIDMAN E MARIDO KEITH URBAN
 RACHEL WEISZ
 NAOMI WATTS
JESSICA CHASTAIN
 MEGAN FOX
CONNIE BRITTON


Globos de Ouro 2013: Veja as fotos dos vencedores

AFFLECK E ELENCO DE «ARGO» 
 JESSICA CHASTAIN, MELHOR ATRIZ DRAMA
DANIEL DAY-LEWIS, MELHOR ATOR DRAMA 
 ELENCO DE «OS MISERÁVEIS», MELHOR FILME
HUGH JACKMAN, MELHOR ATOR FILME 
 ELENCO E EQUIPA DE GIRLS, MELHOR SÉRIE TELEVISÃO COMÉDIA OU MUSICAL 
JODIE FOSTER
 ELENCO E PRODUTORES DE HOMELAND, MELHOR SÉRIE DRAMÁTICA
REALIZADOR MARK ANDREWS, MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
CLAIRE DANES, MELHOR ATRIZ SÉRIE TELEVISÃO 
MYCHAEL DANNA, MELHOR BANDA SONORA FILME 
DON CHEADLE, MELHOR ATOR SÉRIE TELEVISÃO
QUENTIN TARANTINO, MELHOR ARGUMENTO FILME
 ANNE HATHAWAY, MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA FILME 
JENNIFER LAWRENCE, MELHOR ATRIZ FILME
KEVIN COSTNER, MELHOR ATOR MINI-SÉRIE OU TELEFILME
ADELE, MELHOR CANÇÃO «SKYFALL»
DAMIAN LEWIS, MELHOR ATOR MINI-SÉRIE
MELHOR MINI-SÉRIE