08/03/2013

Portugal recebe co-produção internacional


  Portugal vai acolher a rodagem de uma produção cinematográfica internacional, Uma Vontade Indomável. O filme conta a história verídica de Edle e Andor Hubay Cebrian, um casal que se exilou no Estoril após a II Guerra Mundial.

  A equipa norte-americana de produtores e argumentistas já está em Lisboa, para avançar com o projeto que tem um orçamento de cerca de 13 milhões de euros, e co-produção entre Portugal, Estados Unidos e Hungria, explicou esta quinta-feira, à Lusa, László Hubay Cebrian, promotor do filme.
 Antigo presidente da Walt Disney Company Iberia, László Hubay Cebrian decidiu avançar com o projeto de adaptação cinematográfica da história da família, de origem norueguesa e húngara, a partir do livro De Budapeste ao Estoril - Uma Vontade Indomável, escrito pela sua mãe.
 O argumento, descrito como uma história de amor, está ainda em fase de escrita e será assinado pelos argumentistas norte-americanos Allan Loeb (que escreveu Wall Street: O Dinheiro nunca Dorme) e Greg Pritikin (autor de Um Herói Apaixonado).
 A produção ficará por conta de Darin Dusan e Mitchell Peck, que também estão em Lisboa para fazer contactos com autoridades locais, nomeadamente a recém-criada Lisbon Film Comission, de modo a fazer avançar o projeto.
 O produtor Mitchell Peck explicou que uma história como esta, passada na Europa antes e depois da segunda guerra mundial, não pode ser rodada num estúdio em Hollywood. "Tem de ser feita em Lisboa, Budapeste e Noruega", onde os factos aconteceram, sublinhou.
 

Sem comentários: