29/01/2013

Castello-Lopes vai encerrar 49 salas de cinema em todo o país


A decisão afectará oito complexos de cinema localizados em centros comerciais  do grupo Sonae Sierra em Viana do Castelo, São João da Madeira, Covilhã,  Leiria, Loures, Seixal, Guia e Ponta Delgada. 
"Não conseguimos chegar a acordo [com a Sonae Sierra] para dar continuidade  à exploração de cinema. Eram condições impossíveis de continuar dada a quebra no sector , justificou João Paulo Abreu, da administração da exibidora. 
O despedimento colectivo abrangerá 55 trabalhadores. Além destes, a empresa  não renovará contrato com outros 20 funcionários. 
João Paulo Abreu afirmou que os trabalhadores serão informados da decisão  até quinta-feira. 
O administrador lamentou o encerramento das salas, pelos despedimentos  e pela redução de oferta cinematográfica em algumas localidades - como Viana  do Castelo e Ponta Delgada - e afirmou que a empresa "tentará reunir as  condições para manter as outras salas". 
A Socorama Castello Lopes detém 106 salas de cinema e em 2012 registou  12,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira. 
Apesar de ser a segunda maior exibidora, atrás da Zon Lusomundo Cinemas,  a Castello-Lopes registou uma quebra de 1,7 milhões de euros em relação  a 2011. 
Quanto ao número de espectadores, de acordo com dados do Instituto do  Cinema e Audiovisual de 2012, a empresa registou também quebras - por retracção  do consumo dos portugueses - de cerca de 375 mil bilhetes vendidos. 
Em 2011, já tinha sido dado um alerta sobre as condições laborais da  empresa, quando os trabalhadores anunciaram a realização de uma greve pelo  pagamento em atraso do subsídio do natal. 
Na altura, a greve envolveu projeccionistas, funcionários de bilheteira  e gerentes de sala da exibidora

http://sicnoticias.sapo.pt/

Sem comentários: