17/11/2012

Porto: Este domingo há cinema gratuito e poemas no metro


Este domingo há cinema na Fundação de Serralves. A sessão é dupla e começa às 16h. Já no metro, vão circular poemas de Manuel António Pina, uma iniciativa que marca o dia de aniversário do poeta.
Porto: Este domingo há cinema gratuito e poemas no metro"The Eternal Flame", uma produção conjunta dos coletivos Ant Farm e T.R. Uthco, e "Ice", do realizador Robert Kramer, foram os filmes escolhidos para a sessão de cinema no Auditório de Serralves, este domingo, às 16h00.
O primeiro filme gira em torno de uma reconstituição do assassinato de J.F. Kennedy, no ano de 1975, 12 anos após a morte do presidente americano. "Ice", por sua vez, é "um documentário pioneiro que esbateu as fronteiras entre o formato documental e ficcional", refere a organização. Tem a cidade de Nova Yorque como cenário e conta a história de como um grupo clandestino e revolucionário encena guerrilhas urbanas contra um estado fascista ficcionado. Jonas Mekas, realizador, classificou-o como "o trabalho mais original e significativo da narrativa cinematográfica americana dos anos 60".
A sessão dupla integra o ciclo "O sabor do Cinema" - que dura até 09 de dezembro -, programado pela associação "Filhos de Lumière", que integra filmes de todos os géneros, origens, épocas e durações e que, normalmente, estão fora dos trilhos do mercado audiovisual.
Até lá, milhares de panfletos com poemas de Manuel António Pina vão tornar mais especiais as viagens de metro. Uma das várias atividades que querem marcar o dia de aniversário do poeta e jornalista, falecido em Outubro.
Entre as 11h e as 12h30, estão programadas declamações nas estações da Trindade e da Casa da Música, assim como no percurso entre as duas estações. Na estação da Casa da Música, atuará ainda o Coral de Letras, cantando "Heroicas", de Fernando Lopes Graça.
A iniciativa é do Museu Nacional da Imprensa (MNI) e acontece no âmbito da exposição documental "A Luz das Palavras", inaugurada no mesmo dia às 16h, no espaço do museu.

Poesia no metro

Programa

10h45 - Estação da Trindade: encontro dos participantes e distribuição de Poemas à porta da estação
11h00 - Palavras de Abertura sobre a iniciativa: Leitura de poemas
11h20 - Partida até à Estação da Av. Boavista/Casa Música: leitura de textos
11h45 - Estação da Casa da Música: Leitura de poemas e atuação do Coral de Letras
12h00 - Retorno à Estação da Trindade: Leitura de textos durante a viagem
12h15 - Estação da Trindade: Leitura de poemas
12h30 - Fecho da sessão














Retirado de http://jpn.c2com.up.pt/

Sem comentários: