13/11/2012

Festival de Cinema de Roma exibe 13 produções portuguesas


Vão ser exibidos 13 filmes de produção portuguesa no Festival de Cinema de Roma, em Itália, entre os quais obras encomendadas a realizadores portugueses e estrangeiros, no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura.

Todos os filmes selecionados serão exibidos na secção "CinemaXXI", que abrirá oficialmente com a estreia mundial de "Centro Histórico", soma de quatro curtas-metragens com Guimarães em fundo, realizadas por Pedro Costa ("Lamento da vida jovem") e Manoel de Oliveira ("O conquistador conquistado"), pelo finlandês Aki Kaurismaki ("O Tasqueiro") e pelo espanhol Victor Erice ("Vidros Partidos"). 
Os únicos dois filmes portugueses em competição no festival, naquela secção, são "Photo", a primeira longa-metragem de Carlos Saboga, que até aqui tem trabalhado no cinema como argumentista, e a curta-metragem "Quatro horas descalço", de Ico Costa. 
"Photo" é protagonizado pela atriz francesa Anna Mouglalis e inclui ainda Simão Cayatte, Johan Leysen, Anabela Brígida, Didier Sandre, Ana Padrão, Marisa Paredes e Rui Morisson. 
Em "Quatro horas descalço", Ico Costa recupera uma história verídica de um rapaz, numa localidade no interior do país, que mata o pai e percorre longos quilómetros a pé, para confessar o crime às autoridades. 
Fora de competição será mostrado em Roma o filme "O fantasma do Novais",  de Margarida Gil, sobre o escritor, jornalista e crítico vimaranense Joaquim Novais Teixeira, uma encomenda de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012. 
Também sob o signo de Guimarães apresentam-se seis curtas-metragens repartidas por dois blocos: "Guimarães transversal" e "Histórias de Guimarães".
O primeiro inclui "Birds", de Gabriel Abrantes, "A mesa ferida", de Marcos Barbosa, e "Der Schlingel", de Paulo Abreu. 
O segundo bloco de curtas-metragens subordinadas a Guimarães integra "O bravo som dos tambores", de João Botelho, "O dom das lágrimas", de João Nicolau, e "Vamos tocar todos juntos para ouvirmos melhor", de Tiago Pereira.
Todos estes seis filmes foram feitos este ano. 
O júri da secção "CinemaXXI", que distinguirá os melhores filmes, é presidido pelo artista visual Douglas Gordon. 
O Festival de Cinema de Roma decorrerá de 9 a 17 de novembro. 

Lusa

Sem comentários: