14/11/2012

Cinema gratuito em Serralves este domingo


O cinema de referência continua a ter lugar no Auditório de Serralves com a exibição dos filmes «The Eternal Flame», do grupo Ant Farm e do colectivo T.R. Uthco, e «Ice», do realizador Robert Kramer. Esta apresentação realiza-se no domingo, dia 18 de Novembro, às 16:00 e a entrada é gratuita.

Esta sessão integra o ciclo «O sabor do Cinema», programado pela associação Filhos de Lumière, e que propõe o visionamento e a discussão de filmes de todos os géneros, origens, épocas e durações e que, normalmente, estão fora dos trilhos do mercado audiovisual.
 
«The Eternal Frame» resulta da colaboração entre o colectivo ANT FARM e um outro colectivo, T. R. UTHCO. O filme gira em torno de uma reconstituição do assassínio do presidente americano J.F. Kennedy, no ano de 1975, 12 escassos anos após esse acontecimento. Explorando irreverentemente o trauma ainda palpável, os autores repetem obsessivamente as imagens da reconstituição. Os mirones e turistas filmados no local da reencenação mostram-se incrédulos com a fidelidade da reconstituição, horrorizados com o mau gosto, mas sobretudo divertidos. Perante essa reacção, o actor-presidente (que encarna JFK) interroga-se sobre os motivos que os espectadores podem ter para se sentirem divertidos – estamos no cerne da questão da formatação da psique e da memória colectiva, ambas fortemente marcadas pelas construções de verdade que os media divulgam e massificam.  
 
O segundo filme a ser exibido na tarde domingo – «Ice» - é um documentário pioneiro que esbateu as fronteiras entre o formato documental e ficcional. Foi referido por Jonas Mekas como «o trabalho mais original e significativo da narrativa cinematográfica americana dos anos 60». Um grupo clandestino e revolucionário debate-se com a luta interna que ameaça a sua segurança e encena guerrilhas urbanas contra um estado fascista ficcionado nos Estados Unidos. Sequências retóricas são intercaladas com a narrativa do filme, explicando a filosofia da acção radical e contendo o melodrama inerente ao género «thriller». Filmado na paisagem cinzenta de Nova Iorque, num estilo cinema verité, este filme tem sido comparado a «Alphaville», de Jean Luc Godard.


Sem comentários: