14/11/2012

Salas de cinema continuam a perder espectadores

  O ICA divulgou esta semana o fecho de contas do mês de outubro que confirmou a tendência de descida no consumo de cinema em Portugal.


O ano segue com uma quebra de 13,2% no número de espectadores em comparação com o ano passado. A diferença é um pouco menor em termos de receitas: apenas -8,6%. Abril, Agosto e Setembro foram os únicos meses em que a afluência às salas subiu em comparação com 2011.

A animação domina o interesse do público. “Brave-Indomável” é o terceiro filme mais visto até ao momento com 390 mil espectadores. Em segundo lugar no top de box office português está “A Idade do Gelo 4” com 506 mil espectadores. Por fim, o filme mais visto em Portugal em 2012, até ao momento é ainda outro filme de animação: “Madagáscar 3”, que totaliza 628 mil bilhetes vendidos.

Quanto às produções nacionais, dois títulos bastaram para melhorar drasticamente o desempenho: “Morangos Com Açúcar – O Filme”, levou 233 mil pessoas às salas. “Balas & Bolinhos: O Último Capítulo” foi visto por 238 mil pessoas e dificilmente deixará o título de filme português mais popular em 2012.

No que diz respeito à distribuição, aumentou o número de estreias e o domínio da Zon. Em 2011 a Zon terminou o ano com 52% de quota do mercado de distribuição. Em 2012, chega aos 57%. Num ano de crise, a Zon conseguiu mesmo aumentar a receita bruta total dos filmes estreados, graças a um maior número de lançamentos.

O segundo maior distribuidor, a joint-venture Columbia e Warner para o mercado português, teve um mau ano. Desce de uma quota de mercado de quase 28% para os 18%, até este momento, em 2012.

O terceiro grande interveniente do mercado passa a ser a Big Picture que arrancou a distribuição da Fox à Castello Lopes e no primeiro ano completo de actividade conquista 15,5% do bolo total de receitas.

Na exibição, tal como na distribuição, a maior fatia de mercado vai também para a Zon.

De janeiro a outubro, 57% dos portugueses que foram ao cinema, fizeram-no num dos complexos Zon Lusomundo, uma percentagem praticamente igual à de 2011.

Seguem-se a Socorama, dos cinemas Castello Lopes, com uma quota de mercado de 16,6% e a UCI com 12,6%.

Todos os principais circuitos de exibição sofreram perdas em receita bruta no ano que corre.

Conclusão a retirar desta avalanche de números: se não tivermos um natal excepcional é praticamente certo que o box office português de cinema irá perder perto de dois milhões de espectadores no ano de 2012. A única melhoria far-se-á sentir na produção nacional graças aos dois sucessos de bilheteira de “Morangos com Açúcar” e “Balas & Bolinhos”.

A previsão para 2013 é fácil: se a situação económica do país se mantiver, o próximo ano será ainda pior.



Retirado de www.rtp.pt

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