07/02/2013

Quatro filmes portugueses no Festival de Cinema de Berlim

Quatro filmes portugueses no Festival de Cinema de Berlim
O filme «The Grandmaster», do realizador chinês Wong Kar Wai, inaugura esta quinta-feira o 63.º Festival de Cinema de Berlim, que este ano contará com quatro filmes portugueses, um dos quais em competição pelo Urso de Ouro em curtas-metragens.

Ao longo de dez dias, a Berlinale exibirá cerca de 400 filmes, grande parte dos quais em estreia mundial, mas apenas uma vintena disputará o prémio máximo, o Urso de Ouro, refere a agência Lusa.

Na área das curtas-metragens, foi selecionado «Tabatô», de João Viana, candidato a um prémio que João Salaviza conquistou em 2012 com «Rafa».

João Viana terá ainda outro filme em Berlim, mas na secção «Fórum», «A batalha de Tabatô», longa-metragem rodada na Guiné-Bissau com o mesmo elenco da curta «Tabatô», embora as duas produções sejam distintas.

Na secção «Fórum» irá ainda passar o documentário «Terra de ninguém», de Salomé Lamas, focado na história de um ex-combatente português, que assumiu ter sido mercenário e ter trabalhado para a CIA.

O festival de Berlim seleccionou ainda, para a secção «Generation», «Um fim do mundo», filme a preto e branco de Pedro Pinho sobre o fim da adolescência, com um grupo de jovens do bairro da Bela Vista, em Setúbal.

Fora de competição será exibido, em estreia mundial, no dia 13, «Comboio noturno para Lisboa», do realizador dinamarquês Bille August, rodado em Lisboa, a partir do romance homónimo do escritor Pascal Mercier, e que conta no elenco com nomes como Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Bruno Ganz, Beatriz Batarda e Nicolau Breyner.

Da restante programação de Berlim, destaca-se a estreia do novo filme do iraniano Jafar Panahi, «Pardé», ainda que o realizador esteja impedido de sair do Irão -, os novos filmes de Steven Soderbergh «Side Effects», de Gus Van Sant, «Promised Land», e os regressos ao festival das actrizes Catherine Deneuve, Isabelle Huppert e Juliette Binoche.


http://www.tvi24.iol.pt/

Sem comentários: