18/03/2013

Festa do cinema italiano começa quarta-feira em Lisboa

Festacinemaitaliano

  O evento traz longas metragens cinematográficas produzidas em Itália, distribuídas pela secção de competição e fora de competição, estando agendada a presença de jogadores do Benfica numa das sessões do festival.

  A sexta edição de "8 1/2 Festa do Cinema Italiano" decorre entre os próximos dias 20 e 28 deste mês, em Lisboa, tendo na programação uma selecção de produções cinematográficas da última temporada.
  Para a sessão de abertura foi escolhido "Romanzo di una strage", de Marco Tullio Giordana, o realizador de "A Melhor Juventude", que vem a Lisboa apresentar o seu mais recente trabalho, num encontro agendado para dia 21, às 21h30, na sala Manoel de Oliveira, no Cinema São Jorge.
  No dia seguinte, sexta-feira, tem início o ciclo "Mani in Alto!", pelas 21 horas, no Teatro do Bairro, uma retrospectiva do cinema italiano dos anos 70, "que revisita estulos cinematográficos como o 'poliziottesco' e o 'spaghetti western'", destaca a organização do evento. Durante este ciclo serão apresentados filmes como "Milano Calibro 9", "Keoma" e "Milano Odia: la polizia non puó sparare".
  No domingo será exibido "Il Gattopardo", de Luchino Visconti, em cópia restaurada, inserido na secção Amarcord (às 17h30), e, duas horas antes é apresentado o documentário "Benfica - Torina 4 a 3", que "retrata o trágico acidente de avião que, em 1949, custou a vida à equipa do Grande Torino, que esteve em Portugal para participar num jogo amigável", sessão que, adianta a organização, contará com a presença de jogadores do Benfica.
  A festa do cinema italiano "viaja" em Abril para outras três cidades portuguesas - Coimbra, Porto, Funchal e Loulé - e em Junho para Luanda.
Programa aqui: http://www.festadocinemaitaliano.com/Programa/1

em http://www.fundspeople.pt

Sem comentários: